Qual vale mais a pena: consórcio ou financiamento?

maio 20, 2021

Um dos critérios que mais devem ser levados em consideração na hora de adquirir um serviço ou um bem valioso, é a escolha da forma de pagamento do mesmo. Mas na prática qual vale mais a pena: o consórcio ou financiamento?

Ao comprar um bem valioso que possui um valor alto, como um imóvel, um carro, ou até mesmo uma motocicleta, existem muitas coisas que precisam ser levadas em consideração, e uma delas é a forma de pagamento.

Muitas vezes comprar algo à vista é muito difícil e burocrático. Dessa forma, é necessário recorrer ao consórcio ou ao financiamento para a realização da sua compra. Acompanhe.

Consórcio ou financiamento: qual vale mais  a pena na hora de comprar algo?

Tanto o consórcio quanto o financiamento, apresentam muitas vantagens. Mas para saber qual será o ideal para você, é necessário entender como cada uma das modalidades funcionam na prática.

Sendo assim, se você está pensando em uma forma de aumentar os seus bens com uma compra parcelada.

Confira todas as informações contidas neste artigo para descobrir qual modalidade: consórcio ou financiamento, vale mais a pena na hora de comprar algo. Vamos lá?

Detalhes de um financiamento

Quando um cliente e uma instituição bancária fazem um acordo financeiro, inicia-se um financiamento. Veja os detalhes dessa modalidade logo abaixo.

O financiamento é muito utilizado na compra de imóveis, automóveis, motocicletas, dentre outros bens ou serviços valiosos.

O pagamento das parcelas de um financiamento podem ser realizadas através de cartão de débito, boleto bancário e cartão de crédito. 

As taxas de juros de um financiamento podem ser muito altas, mas isso vai depender da instituição bancária escolhida. Sendo assim, é muito importante e necessário escolher uma boa agência para fechar seu financiamento.

Além das taxas bancárias, e também dos juros, é necessário dar um valor de entrada. Dessa forma o valor final de compra sempre aumentará em um financiamento.

Com essas informações já é possível saber o que vale mais a pena? Se é um consórcio ou financiamento? Saiba mais no decorrer do artigo.

Financiamento, como funciona?

Exemplificando como funciona um financiamento: o financiamento é realizado por um banco, e fica a seu critério qual instituição financeira escolher, e se vai valer a pena para você.

Após a escolha do banco, a instituição financeira irá pagar ao vendedor do bem material, ou serviço escolhido por você, o valor da compra.

A partir disso, você deverá pagar ao banco o valor do financiamento, com a quantidade de parcelas estipuladas no acordo.

Detalhes de um consórcio

Vamos começar explicando os detalhes de um consórcio a partir da origem do nome. Consórcio, vem do latim, e significa “parceria”, “associação”, ou até  mesmo “sociedade”. Dessa forma, a própria origem da palavra já sinaliza o que se trata um consórcio.

O Consórcio pode ser exemplificado quando um grupo de pessoas com o mesmo propósito de adquirir um bem ou serviço se juntam em proveito daquilo e começam a investir no seu futuro.

Existem muitas vantagens por trás de um consórcio, por exemplo, ao reunir os interessados por essa modalidade, é possível acumular condições que serão favoráveis a todos em um determinado momento.

Além dessa vantagem, no consórcio não há juros, e muito menos entradas necessárias para adquirir o bem móvel, imóvel ou serviço, é apenas cobrado além da parcela uma taxa administrativa. 

Banner para simulação de consórcio para calcular qual investimento vale mais a pena: consórcio ou financiamento.

Todos os meses os integrantes do consórcio contribuem para um fundo que é destinado à compra de um bem valioso em comum.

Esses pagamentos mensais custeiam a entrega da carta de crédito do valor contratado para todos os que participam do consórcio, até que todos sejam contemplados.

Agora que você já sabe o que é um consórcio: Saiba todas as coisas que são possíveis adquirir através de um consórcio.

Como escolher a empresa administradora?

Para a escolha da administradora de consórcio alguns pontos devem ser considerados, confira algumas dicas para contratar um consórcio: 

  • Empresa precisa ser afiliada à ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio);
  • Regulamentada pelo Banco Central;
  • Pesquisar o score da administradora no Reclame Aqui;
  • Checar se a empresa é transparente e se fornece dados de bens já entregues.

Para facilitar sua pesquisa, apresentaremos o Consórcio Magalu que conta com todos esses requisitos e ainda oferece outros benefícios que se destacam no mercado. Vem com a gente!

Como funciona o Consórcio Magalu?

Se você não sabe como funciona um consórcio, saiba mais através do Consórcio Magalu.

O Consórcio Magalu reúne inúmeras pessoas que têm um objetivo em comum, e que desejam realizar a compra de um bem valioso, ou até mesmo um serviço. 

Dessa forma, os consorciados desenvolverão de certa forma uma educação financeira adequada, pois através do consórcio, é possível poupar dinheiro sem comprometer sua renda.

Banner para simulação de consórcio para calcular qual investimento vale mais a pena: consórcio ou financiamento.

O Consórcio Magalu é a administradora do consórcio em questão, e sendo assim, irá administrar o dinheiro de cada participante para realizarem seus sonhos.

No Consórcio Magalu, você poderá ser sorteado, ou poderá dar lances, obtendo assim, maiores chances de adquirir a carta de crédito de maneira antecipada. Com a carta de crédito em mãos você consegue adquirir o poder de compra à vista.

Consequentemente, com o pagamento à vista, as chances de negociação se tornam enormes, o que torna o consórcio ainda mais interessante para você.

O que você acha de saber mais a respeito do Consórcio Magalu? Dessa forma, você terá melhores, e maiores oportunidades de conquistar um bem ou serviço que tanto almeja, sem perder tempo, e sem burocracia. E assim ter certeza de qual modalidade vai valer a pena para você.